A Águia-pesqueira ou Guincho é uma rapina de médio porte bem adaptada à captura de peixes sendo esse o seu principal alimento. Para tal dispõe de algumas adaptações especificas, como por exemplo, a possibilidade de reverter o dedo exterior dianteiro, permitindo segurar as presas com dois dedos para a frente e dois dedos para trás. Também a existência de proeminências no interior dos dedos permitem-lhe segurar melhor os peixes que captura.
É uma espécie que está intimamente relacionada com os ambientes aquáticos, preferindo locais com águas pouco profundas e com abundância de peixes.
Pandion haliaetus
Ordem: Accipitriformes
Família: Pandionidae
Género: Pandion
Subespécies:
Pandion haliaetus haliaetus (Paleártico)
Pandion haliaetus carolinensis (América do Norte)
Pandion haliaetus ridgwayi (Caraíbas)
Pandion haliaetus cristatus (Austrália)
Distribuição
BirdLife International (2022) Species factsheet: Pandion haliaetus. Downloaded from http://www.birdlife.org on 13/01/2022
Apoio na Identificação
Nomenclatura
Na publicação “Nomenclatura da fauna ornitológica“, de J.F. Pereira Lopes (1979) são enumerados vários nomes para esta espécie, sendo Águia-pesqueira o nome indicado por Sacarrão. Outros nomes seriam utilizados pela população para denominar a espécie como por exemplo: Águia-pequena, Aurifrisio, que seria utilizado na região de Coimbra, Gincho (Algarve) e Mugeiro.
Recentemente, Luís Palma (2017) publicou nos Arquivos de Zoologia do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo o artigo “Tracking the Ancestral Portuguese name of the Osprey across The Atlantic: Hints from Language, Literature, History and Geography” onde descreve a origem do nome Guincho.
Internet
Para aprofundar o conhecimento sobre esta espécie consulte também a página dedicada à Águia-pesqueira nos seguintes portais: