A Águia-pesqueira

Informação sobre a Águia-pesqueira, uma espécie que se alimenta de peixe com uma distribuição global. Em Portugal tem um longo percurso até a população nidificante ser considerada estável.

A Águia-pesqueira ou Guincho é uma rapina de médio porte bem adaptada à captura de peixes sendo esse o seu principal alimento. Para tal dispõe de algumas adaptações especificas, como por exemplo, a possibilidade de reverter o dedo exterior dianteiro, permitindo segurar as presas com dois dedos para a frente e dois dedos para trás. Também a existência de proeminências no interior dos dedos permitem-lhe segurar melhor os peixes que captura.

É uma espécie que está intimamente relacionada com os ambientes aquáticos, preferindo locais com águas pouco profundas e com abundância de peixes. 

 

águia-pesqueira 02.

Pandion haliaetus

Ordem: Accipitriformes

Família: Pandionidae

Género: Pandion

Subespécies:

Pandion haliaetus haliaetus (Paleártico)
Pandion haliaetus carolinensis (América do Norte)
Pandion haliaetus ridgwayi (Caraíbas)
Pandion haliaetus cristatus (Austrália)

 

Distribuição

BirdLife International (2022) Species factsheet: Pandion haliaetus. Downloaded from http://www.birdlife.org on 13/01/2022

Apoio na Identificação

Macho

Os machos apresentam uma mancha na garganta pouco marcada. O peito é mais claro e sem marcas. 

Fêmea

As fêmeas apresentam mancha na garganta, em regra, mais larga. Apresentam marcas nas coberturas inferiores e a carpal escura bem marcada.

Juvenil pousado

As orlas das penas das coberturas são mais claras dando um aspecto moteado ao dorso dos juvenis.

Juvenil em voo

 Os juvenis apresentam uma coloração amarelada nas pequenas e médias coberturas e as grandes coberturas apresentam muito branco nas orlas.

Nomenclatura

Na publicação “Nomenclatura da fauna ornitológica“, de J.F. Pereira Lopes (1979) são enumerados vários nomes para esta espécie, sendo Águia-pesqueira o nome indicado por Sacarrão. Outros nomes seriam utilizados pela população para denominar a espécie como por exemplo: Águia-pequena, Aurifrisio, que seria utilizado na região de Coimbra, Gincho (Algarve) e Mugeiro.

Recentemente, Luís Palma (2017) publicou nos Arquivos de Zoologia do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo o artigo “Tracking the Ancestral Portuguese name of the Osprey across The Atlantic: Hints from Language,  Literature, History and Geography” onde descreve a origem do nome Guincho.

Internet

Para aprofundar o conhecimento sobre esta espécie consulte também a página dedicada à Águia-pesqueira nos seguintes portais: