Águia-pesqueira

Águia-pesqueira e os preparativos de uma nova época

O casal veterano de águia-pesqueira que desde 2015 tem nidificado nas águas da albufeira do Alqueva ocupa um ninho num poste de electricidade na margem espanhola. O anterior ninho utilizado por este casal de águias-pesqueiras, durante vários anos, encontrava-se ocupado por um casal de cegonha-branca e por não haver outras opções na zona, o casal de águias ocupou um antigo ninho de cegonha num poste de electricidade.

ninho de águia-pesqueira
Ninho com águia-pesqueira a incubar

O casal composto pelo macho P23 e a fêmea 9UW, ocupa o território no troço superior da albufeira de Alqueva desde 2015. Ambos provenientes dos projectos de reintrodução português e espanhol, respectivamente, nasceram em 2012 e até ao momento criaram com sucesso 14 juvenis voadores.

Localizado a mais de 160 quilómetros, no concelho de Sines, encontra-se também activo outro território e com uma nova composição do casal. É possível que a fêmea tenha sido recrutada ainda no final da época de reprodução de 2023. Na época passada a fêmea com anilha amarela MH não regressou dos quarteis de invernada e o macho permaneceu sozinho no ninho até que começou a ser observado acompanhado por outra fêmea, no final da época.

Casal de águia-pesqueira no ninho
Casal de águia-pesqueira no ninho

Em breve serão partilhados novos desenvolvimentos sobre a presente época de reprodução.