águia-pesqueira

Águia-pesqueira libertada na ilha da Morraceira

Foi a 30 de Outubro de 2022 que Marta Monteiro encontrou uma águia-pesqueira na ilha da Murraceira, no concelho da Figueira da Foz, que apresentava problemas de mobilidade. Contactadas as autoridades que prontamente acederam ao local e com a ajuda de Luís Silva, Dinis Nascimento e Cecília Ferreira conseguiram resgatar com sucesso a ave que foi posteriormente transportada pelos agentes do SEPNA de Montemor-o-Velho para o CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, em Gouveia.

No momento do ingresso a ave apresentava uma fractura junto à articulação do pulso de uma das asas, provavelmente devido a colisão com alguma estrutura. O processo de recuperação consistiu na imobilização da asa afectada seguido de um longo processo de treino e musculação em instalações exteriores de grande dimensão.

A 1 de Março desde ano e após quatro meses de recuperação, a ave foi restituída à liberdade na mesma área. A libertação desta águia-pesqueira foi efectuada por Marta Monteiro e Luís Silva e contou com a presença de membros do CERVAS, GNR-SEPNA e Vigilantes da Natureza.