Quem as utiliza?
Portugal é um dos países que utiliza anilhas de PVC de cor verde com digitos de cor branca na marcação de águias-pesqueiras. Não somos os únicos, a Escócia e a Córsega também utilizam esta cor.
Portugal
O projecto português de Reintrodução da Águia-pesqueira utiliza anilhas de PVC de cor verde com dígitos brancos nas águias-pesqueiras.
Estas anilhas de cor são colocadas no tarso direito das aves e a anilha metálica no tarso esquerdo. Existem alguns casos em que tal não aconteceu, sendo o macho P21 um desses casos.
Escócia
Roy Dennis utiliza diversas anilhas de cor, nomeadamente a cor verde. Utiliza também anilhas de cor preta, azul, laranja, vermelho, amarelo e branco. Na página da Roy Dennis Wildlife Foundation pode consultar mais informação ou mesmo reportar uma ave com anilha escocesa. Nas águias-pesqueiras anilhadas na Escócia são colocadas anilhas coloridas na perna esquerda.
Utilize este formulário para reportar um registo de uma ave anilhada.
Um exemplo incrível de uma águia-pesqueira de origem escocesa com anilha de PVC de cor verde é a fêmea SK, que foi observada em 2018 na albufeira de Odivelas por Jorge Safara. Esta ave nascida em 2002 foi anilhada ainda no ninho, tendo sido também colocado um transmissor que permitiu acompanhar a sua primeira migração. Pode ser lida a história desta ave no portal da Fundação Roy Dennis (News of Older Ospreys). Em Fevereiro de 2020 voltou a ser observada na albufeira de Odivelas, por Jorge Safara (eBird S64710350). Contava agora com 17 anos.
Córsega (França)
São utilizadas anilhas de cor verde para anilhar a população residente de águias-pesqueiras da Córsega. Informação sobre este projecto pode ser consultada aqui.