Censo Ibérico de Águia-pesqueira Invernante em 2022

No dia 22 de Janeiro de 2022 realizou-se o Censo Ibérico de Águia-pesqueira Invernante na Península Ibérica

Realizou-se no dia 22 de Janeiro de 2022 mais um Censo de Águia-pesqueira invernante na Península Ibérica, organizado pelo Aves de Portugal. Trata-se do quinto censo realizado em Portugal que desde 2019 alargou a sua área à Península Ibérica com a participação de várias entidades espanholas. Sendo por isso o 3º Censo Ibérico.

Este ano foram contadas em Portugal Continental entre 168 e 197 Águias-pesqueiras nos 155 locais visitados. Estiveram envolvidos 200 participantes e 18 entidades, públicas e privadas. 

As principais áreas de invernada da espécie são a ria de Aveiro, o vale do rio Tejo, o estuário do Tejo, o estuário do Sado e a ria Formosa, no Algarve. Nestas áreas foram contabilizadas cerca de 75% das Águias-pesqueiras observadas em Portugal.

O anúncio deste Censo pode ser consultado no Fórum Aves através deste link.

A equipa coordenadora do Censo de Águia-pesqueira disponibilizou para download um documento de auxilio para todos os interessados e participantes. Este documento reúne informação sobre os censos realizados e pode ser descarregado através desta ligação: https://files.fm/u/d6dae3s8g

R

A 12 de janeiro de 2012 realizou-se um webinar para falar sobre o Censo de 2022. Neste evento participaram responsáveis pela coordenação portuguesa e também o responsável pelo censo em Espanha.

 

Artigos publicados na comunicação social

Artigo publicado na Wilder a 16 de Fevereiro de 2022

Artigo publicado no mediotejo.net a 31 de Janeiro de 2022

Artigo publicado na Wilder a 14 de Janeiro de 2022

Pode ser consultada informação sobre todos os censos realizados no artigo sobre Censos de Águia-pesqueira Invernantes