Contagem de águias-pesqueiras

Contagem de águias-pesqueiras no rio Tejo em 2025

Num percurso extraordinário no rio Tejo foram contabilizadas vinte e seis águias-pesqueiras

Muitas águias-pesqueiras no Tejo

Hoje realizou-se um censo excepcional de águia-pesqueira (Pandion haliaetus) ao longo do rio Tejo.

Foram percorridas aproximadamente 48,5 milhas náuticas entre Almourol e Alhandra, tendo sido contabilizadas 26 águias-pesqueiras. Embora este número seja inferior ao registado em anos anteriores, a área continua a ser uma das mais importantes zonas de invernada da espécie em Portugal.

A expedição foi organizada pelo incansável José Freitas e contou, para além de mim (Paulo Alves), com a participação do Carlos Pacheco. O Fernando Vieira assumiu o controlo do leme.

Durante o percurso, foi assinalada a presença de uma águia-pesqueira anilhada, a 8TA. Este indivíduo nasceu em 2011 perto de Neu Dobbin, na Alemanha, onde foi anilhado a 28 de junho desse ano. Desde 2013, tem sido observado anualmente nesta mesma área do Tejo, confirmando a fidelidade desta espécie aos seus locais de invernada. (https://aguiapesqueira.org/8ta/)

No final do dia, houve ainda tempo para saborear a melhor sopa de peixe do país, na pitoresca aldeia Avieira de Caneiras. Um agradecimento especial aos Bombeiros Sapadores de Santarém, em particular a Fernando Vieira e Paulo Ferreira, pela sua presença e apoio durante a jornada.

O censo nacional da população invernante da águia-pesqueira realiza-se de dois em dois anos, estando o próximo previsto para 2026.

Para consultar os resultados dos censos anteriores visitem: https://aguiapesqueira.org/censos-de-aguia-pesqueira-invernantes/

Em 2023 também se contaram águias-pesqueiras

Conheça os resultados obtidos em 2023 na contagem extraordinária realizada ao longo do rio Tejo visitando a seguinte ligação – https://aguiapesqueira.org/contagem-de-aguias-pesqueiras-no-rio-tejo-em-janeiro-de-2023/