Entre Almourol e Vila Franca de Xira
No passado dia 22 de Janeiro foram percorridos cerca de cem quilómetros ao longo do rio Tejo, com o objectivo de contar as águias-pesqueiras invernantes.
Participaram nesta iniciativa José Freitas, Gonçalo Elias, Jorge Safara, Paulo Alves e os bombeiros Paulo Ferreira e Fernando Vieira e contou com o precioso apoio da Câmara Municipal de Santarém e da Companhia de Sapadores de Bombeiros de Santarém.
Durante o percurso foram observadas 32 águias-pesqueiras diferentes, tendo sido possível observar três delas com anilha colorida.
Apenas foi possível confirmar o código de uma anilha azul com o código 2AM. Trata-se de uma macho que nasceu em 2017 num ninho com duas crias localizado em Rutland Water, Inglaterra.
As outras duas anilhas não foi possível ler o código mas, pela cor e posição da anilha confirma-se serem de origem escocesa e alemã.
Partilhamos um conjunto de fotografias das aves observadas durante o percurso no rio Tejo.
O mapa assinala a localização aproximada onde foram observadas as águias-pesqueiras no dia 23 de Janeiro de 2023.
O último Censo Ibérico de águia-pesqueira realizou-se em Janeiro de 2022 e tem uma periodicidade bianual. Apesar disso os participantes acharam por bem percorrer esta secção de rio entre Almourol e Vila Franca de Xira para contabilizar as águias-pesqueiras que escolhem este local para passar o Inverno. Conheça os resultados obtidos nos Censos de águia-pesqueira Invernantes desde 2015.