Águia-pesqueira no RIAS

Devolução à natureza de uma Águia-pesqueira

A recuperação e devolução à Natureza de uma Águia-pesqueira, em Junho de 2021, após ser encontrada presa numa rede de protecção de uma piscicultura no Algarve.

Em Junho de 2021 deu entrada no RIAS uma Águia-pesqueira que foi encontrada presa numa rede de protecção de uma piscicultura no Algarve. A rápida intervenção e transporte por parte dos funcionários da piscicultura ajudaram a evitar um desfecho menos favorável para a ave. 

O tempo que esteve pendurada nas redes foram suficientes para provocar algumas lesões na asa direita (ler artigo no blog do RIAS) e a nível neurológico, mas não provocaram danos irreversíveis. Após três meses de tratamento e fisioterapia esta Águia-pesqueira recuperou totalmente a sua mobilidade e capacidade de voo e foi libertada no final de Setembro. 

Neste artigo no blog do Rias podem acompanhar o meritório trabalho da equipa que acompanhou a recuperação e libertação deste indivíduo. 

Os centros de recuperação desempenham um papel fundamental na recuperação de animais feridos. Deixo aqui uma ligação para diversos contactos em Portugal que podem vir a ser úteis caso encontrem alguma ave ferida.