Divulgar para conservar

Este local pretende reunir e divulgar toda a informação existente sobre a Águia-pesqueira em Portugal para que todos acompanhem a sua evolução.

Em 2014 integrei a equipa do Projecto de Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal, liderado pelo Dr. Luís Palma e Dr. Pedro Beja, do CiBio. Fazer parte da história da Águia-pesqueira em Portugal e participar em todas as tarefas foi uma experiência realmente incrível que me permitiu conhecer melhor esta espécie.

Muito foi feito antes do projecto começar, durante o projecto e certamente muito há a fazer no futuro. Por essa razão decidi desenvolver este portal/website para partilhar o trabalho feito em prol da conservação e recuperação da população de Águia-pesqueira em Portugal e reunir a informação possível e dispersa existente num único local.

Este portal estará em contínua actualização e é feito de forma voluntária. Pretendo que seja um espaço de consulta e partilha de informação disponível a todos os interessados. É minha intenção recolher todos os registos de águia-pesqueira que ocorrem em Portugal, principalmente os registos de aves anilhadas.

Qualquer pessoa que seja autora de fotografias de águias-pesqueiras anilhadas pode partilhar essas imagens que serão adicionadas à página do indivíduo fotografado, mantendo assim o historial documentado ao longo dos anos. Todas as imagens terão o respectivo nome do autor. 

Em abril de 2020, em plena pandemia do Covid-19, iniciei a construção desde website que estará disponível ao público a partir de 2022.

Obrigado 

Jorge Safara