Entrevista a Jorge Safara

Flight of the Osprey

Flight of the Osprey é um projecto liderado pela organização Conservation without Borders para dar a conhecer os problemas e as pessoas e entidades envolvidas no estudo e conservação da Águia-pesqueira ao longo do seu percurso migratório.

O voo da Águia-pesqueira

Numa visita exploratória e enquanto a migração pós-nupcial não acontece, uma equipa de reportagem da “Conservation without Borders” tem visitado algumas das zonas ao longo do corredor migratório da Águia-pesqueira e entrevistado pessoas envolvidas no estudo e conservação desta espécie icónica. Foi o que aconteceu nos passados dias 29 e 30 de Março, quando Eilidh Munro e Poul Brix visitaram Portugal e conheceram diversas áreas onde a Águia-pesqueira está presente. 

Nas margens da albufeira do Alqueva encontraram-se com Jorge Safara e ficaram a conhecer mais sobre o Projecto de Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal que decorreu entre 2011-2018, com a primeira fase a desenvolver-se na albufeira do Alqueva e posteriormente com a instalação de diversas plataformas artificiais no sul do país como forma de melhorar o habitat para a reprodução da espécie.

Entrevista a Jorge Safara
Foto © Poul Brix
Jorge Safara com Poul Brix e Eilidh Munro
Foto © Poul Brix

A equipa seguiu depois para o Estuário do Tejo onde se encontraram com membros da SPEA e do EVOA.

Conservation without borders” é uma entidade sem fins lucrativos sediada na Inglaterra e liderada por Sacha Dench e Emma White. Uma das mais recentes iniciativas em desenvolvimento é o Flight of the Osprey, um projeto de conservação inovador que conta com a colaboração de inúmeras instituições.

Em Agosto de 2022 terá início uma expedição que acompanhará a Águia-pesqueira na sua migração outonal pela Europa até chegar a África, local onde esta espécie passa os meses de Inverno. Esta iniciativa pretende reunir informação vital sobre as ameaças que esta icónica espécie e também outras espécies migradoras enfrentam todos os anos. Durante o percurso desta expedição de cerca de dez mil quilômetros pretende-se dar a conhecer todos os intervenientes no estudo e conservação da espécie em cada país.