Plataformas artificiais

Várias plataformas artificiais foram instaladas na albufeira do Alqueva e noutras áreas no Sul de Portugal, como medida de incentivo ao estabelecimento de casais reprodutores de Águia-pesqueira.

Durante o Projecto de Reintrodução da Águia-pesqueira foram instaladas várias plataformas artificiais para incentivar o estabelecimento de casais reprodutores principalmente na albufeira do Alqueva. Posteriormente e com o prolongamento do projeto foram instaladas mais plataformas artificiais em outras áreas no Sul de Portugal. Vários modelos foram utilizados, dependendo dos locais escolhidos.

Neste mapa apresentam-se as áreas onde se colocaram estruturas artificiais instaladas para apoio à fixação de casais reprodutores de Águia-pesqueira.

 

Durante a época de reprodução não deve aproximar-se destas estruturas ou de quaisquer ninhos pois estará a colocar em risco o sucesso reprodutor desse casal. 

 

Plataformas artificiais

Metálicas Albufeira do Alqueva

Alqueva Plataformas de madeira

Estuário do Sado

Albufeira dos Minutos

Estuário do Tejo

Escaroupim

Rio Mira

Albufeira de Morgavel

Castro Marim

Rio Degebe

Ribeira do Álamo

Albufeira do Caia

Poleiros

Em várias albufeiras onde a Águia-pesqueira ocorre regularmente foram instalados vários poleiros para que estas tenham um local apropriado para pousar. 

Albufeira de Odivelas

Ribeira do Álamo

Albufeira de Albergaria dos Fusos

Albufeira dos Minutos

Albufeira do Caia