Várias plataformas artificiais foram instaladas na albufeira do Alqueva e noutras áreas no Sul de Portugal, como medida de incentivo ao estabelecimento de casais reprodutores de águia-pesqueira.
Durante o Projecto de Reintrodução da Águia-pesqueira foram instaladas várias plataformas artificiais para incentivar o estabelecimento de casais reprodutores principalmente na albufeira do Alqueva. Posteriormente e com o prolongamento do projeto foram instaladas mais plataformas artificiais em outras áreas no Sul de Portugal. Vários modelos foram utilizados, dependendo dos locais escolhidos.
Neste mapa são apresentadas as áreas onde foram instaladas estruturas artificiais para apoio à fixação de casais reprodutores de águia-pesqueira.
Não se aproxime de ninhosDurante a época de reprodução não deve aproximar-se destas estruturas ou de quaisquer ninhos pois estará a colocar em risco o sucesso reprodutor desse casal.
Plataformas artificiais
Alqueva 9 estrutura metálica
Alqueva 2 plataformas
Estuário do Sado
Albufeira dos Minutos
Estuário do Tejo
Escaroupim
Rio Mira
Albufeira de Morgavel
Castro Marim 2 plataformas
Rio Degebe
Ribeira do Álamo
Albufeira do Caia – 2 ninhos
Poleiros
Em várias albufeiras onde a Águia-pesqueira ocorre regularmente foram instalados vários poleiros para que estas tenham um local apropriado para pousar.