Este ano teve início o projecto de reintrodução da águia-pesqueira na Irlanda que utilizará juvenis provenientes da Noruega, com o objetivo de restabelecer a população nidificante que se extinguiu no final do século XVIII. Os primeiros juvenis, libertados como parte do programa de reintrodução do National Parks and Wildlife Service, efetuaram o seu voo inaugural sobre Co Waterford, no final deste verão.
Este programa, com duração de cinco anos, tem como meta a libertação de 50 a 70 juvenis de águia-pesqueira provenientes da Noruega. A construção de plataformas artificiais de nidificação também está prevista no projeto, que conta com a colaboração de especialistas em vida selvagem do Reino Unido e da Noruega.
Em 2023 foi descoberto um casal de águia-pesqueira a reproduzir-se no norte do país (ver notícia), tratando-se de uma expansão natural da população escocesa.
Algumas notícias relativas a este projecto.
Em Setembro de 2023 uma das águias-pesqueiras libertadas em Irlanda e que tem um emissor GPS passou por Portugal sem ser observada por nenhum observador.
Este mapa mostra a trajetória de voo efetuada pela águia-pesqueira com anilha azul 6E3, em Setembro de 2023. Conhece mais detalhes deste indivíduo no link abaixo