Em 2019 foi a vez da Comunidade Valenciana dar início ao “Proyecto de reintroducción del águila pescadora (Pandion haliaetus) en la Comunidad Valenciana”.
O objetivo principal é a recuperação da população reprodutora desta espécie na costa valenciana, consolidando a população reprodutora peninsular e permitindo a ligação com a população das Ilhas Baleares, aumentando assim a sua resiliência e garantindo a sua viabilidade a longo prazo.
Este projecto decorre no Parque Natural del Marjal de Pego-Oliva, uma zona húmida situada entre as províncias de Valência e Alicante, nos concelhos de Oliva e Pego.
Nas águias-pesqueiras libertadas são colocadas anilhas de cor amarela na pata esquerda e emissores de GPS, para o seguimento das aves.
Divulgação
As seguintes ligações disponíveis online fornecem muita informação sobre o projecto de reintrodução da águia-pesqueira na Comunidade Valeciana que decorre desde 2019.
Ameaças
Em 2019, duas das águias-pesqueiras libertadas pelo projecto morreram eletrocutadas ao pousarem em postes de electricidade. Uma delas morreu na zona húmida de L’Albufera, perto de Valência. A outra águia-pesqueira foi encontrada morta na base de um poste de electricidade perto de Fez, em Marrocos. Esta informação pode ser lida em www.revistaquercus.es