Cópula de águias-pesqueiras

Uma águia-pesqueira portuguesa encontrou lar no Sul de Espanha

São fantásticas as notícias que recebemos no mês de Março sobre uma águia-pesqueira fêmea nascida em Portugal no âmbito do projecto de reintrodução desta espécie, que decorreu entre 2011 e 2018.

Esta águia-pesqueira nascida em Portugal, em 2021, com a anilha verde com o código PA5, encontra-se a incubar num ninho artificial na Paraje Natural Marismas del Odiel, na província espanhola de Huelva. O parceiro é um macho nascido também em 2021, na mesma área protegida e foi anilhado a 28 de Maio com uma anilha amarela com código OJL.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a J.M. Sayago, da Consejería de Sostenibilidad Medio Ambiente y Economía Azul, pela partilha desta informação e cedência de algumas fotografias.

O projecto de reintrodução da águia-pesqueira na Andaluzia teve início em 2002, ocorrendo a translocação de juvenis provenientes da Escócia, Finlândia e Alemanha e libertados em duas localizações distintas, Barbate (Cadiz) e Marismas de Odiel (Huelva). Neste último local instalou-se o primeiro casal reprodutor em 2009, que criou com sucesso 3 crias. Nas Marismas de Odiel encontram-se atualmente oito territórios de águia-pesqueira ocupados.

Apesar de não ser em território nacional, é um marco bastante positivo, na medida em que se trata de uma contribuição para o reforço da população de águia-pesqueira na Península Ibérica.

Algumas imagens que retratam a história desde casal de águia-pesqueira.