A Paraje Natural Marismas del Odiel é uma das zonas húmidas mais emblemáticas do sul da Península Ibérica. Localizada na província de Huelva, Andaluzia, está classificada como Reserva da Biosfera pela UNESCO e integra a lista de Sítios Ramsar, refletindo a sua importância ecológica a nível internacional. Desde os anos 80 que esta área protegida tem vindo a desempenhar um papel fundamental na conservação da biodiversidade, e atualmente acolhe um dos mais relevantes núcleos reprodutores de águia-pesqueira (Pandion haliaetus) na Península.
No passado dia 15 de junho de 2025, tive a oportunidade de participar no anilhamento de crias de um casal reprodutor, a convite de José Sayago, técnico na área protegida.
Este momento teve um significado especial: a fêmea deste casal nasceu em Portugal, em 2021, no âmbito do programa de reintrodução da espécie, e transporta a anilha de cor verde com o código PA5. A escolha deste território reforça a interconectividade entre os núcleos reprodutores da Península Ibérica e sublinha a importância da monitorização através da anilhagem.
Agradeço ao José Sayago e ao diretor Fidel Navarro o convite para participar neste momento de monitorização, que reforça os laços entre equipas de conservação dos dois lados da fronteira.



